terça-feira, 16 de novembro de 2010

Jovens são o foco da Semana Global do Empreendedorismo

Matéria publicada no Jornal O Globo que fala bastante sobre o propósito da Semana e sua missão de disseminar a cultura empreendedora entre os jovens. Para visualizar a matéria no site do O Globo, clique aqui.
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O empreendedorismo vem crescendo entre os jovens, mas ainda são muitas as barreiras que empresários de 18 a 35 anos enfrentam para abrir um negócio, como falta de incentivo e de dinheiro para investir. Para driblar essas dificuldades, a terceira edição nacional da Semana Global do Empreendedorismo inicia sua programação nesta segunda-feira com foco no desenvolvimento desse público. Até o dia 21, só no Brasil, cerca de três milhões de pessoas estarão envolvidas em mil atividades cadastradas por empresas, associações e comunidades virtuais – como palestras, seminários, gincanas e jogos de negócios. Em pauta, soluções criativas e inovadoras para a geração Y colocar suas ideias em prática, entre outros temas, como mostra reportagem de Paula Dias, publicada neste domingo no Boa Chance.
Organizada pela Endeavor, a versão brasileira do evento mundial – que este ano acontecerá em 103 países, 13 a mais do que em 2009 – buscou parcerias com universidades para alcançar esse objetivo, que vai além da elaboração da metodologia “Bota pra fazer”, uma combinação de soluções didáticas que dá às instituições de ensino condições de trabalharem a cultura empreendedora em sala de aula.
- Promovemos, em outubro, um encontro com cem professores de todo o país que são referência em empreendedorismo dentro das suas universidades. A ideia era trocar experiências e práticas, formando uma rede de multiplicadores – explica Rodrigo Teles, diretor geral da Endeavor Brasil.
A proposta é vencer a primeira barreira que o jovem costuma enfrentar ao demonstrar interesse em abrir um negócio próprio: a resistência da família.
- São poucos os pais que incentivam os filhos a empreenderem. A maioria prefere que sigam uma carreira estável. A saída é procurar universidades, centros de empreendedorismo e competições de planos de negócios para trocar ideias com gente experiente e fazer contato com investidores – diz Teles.
É o que propõe o “Big Bang”, evento organizado pela iClass, associação de ex-alunos do “Global Competitiveness Leadership Program”, da Georgetown University. A iniciativa, que vai acontecer sexta e sábado, em São Paulo, desafiará 70 jovens lideranças com idades entre 20 e 35 anos – dos segmentos público e privado, bem como do Terceiro Setor -, a ampliar o impacto dos seus projetos em conjunto.
No primeiro dia, dedicado à inspiração, palestrantes vão apresentá-los a tendências inovadoras, como o social enterprise, modelo de negócios que concilia rentabilidade e ações sociais ou ambientais. Já no segundo, os participantes serão divididos em grupos para discutir como os líderes emergentes podem mudar o mundo em um dia.
- Por ter nascido em plena revolução digital, a geração Y enxerga de forma muito clara questões como acesso a recursos e abrangência. Por isso o nosso papel é entrar com o que falta: o encorajamento. Infelizmente ainda faltam metodologias que incentivem os jovens a botarem a mão na massa – afirma Germano Guimarães, de 25 anos, coordenador de Educação Empreendedora da Endeavor e co-fundador do “Big Bang”.
É por concordar com isso que Alan James, sócio da agência de marketing de guerrilha Biruta Mídias Mirabolantes, teve a ideia de criar um reality show empresarial, o “Faz aê”, para mostrar aos jovens como iniciar um novo negócio. A partir desta quinta, durante três meses, internautas poderão acompanhar, pelo site www.fazae.com.br, o desenvolvimento da Serial, produtora de conteúdo que faz parte da Experimental – incubadora criada pela agência para apoiar jovens empresários.
- Queremos mostrar como ideias podem virar resultados. Muita gente sabe que empreender é legal, mas não sabe como começar, fazer – afirma James.
Para oferecer um direcionamento não só aos jovens, mas a todos que sonham em ter um negócio, o campus Tom Jobim da universidade Estácio de Sá, por sua vez, abrigará um ciclo de palestras sobre empreendedorismo, de terça a sexta-feira, com convidados especiais. Os debates vão ser transmitidos pela internet, para os mais de 70 campi da rede no país.
- Queremos aproveitar essa capilaridade para disseminar a importância da cultura empreendedora entre nossos alunos – diz Marco Aurélio Nunes, coordenador pedagógico da Estácio.

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