
Trata-se de uma questão de respeito e ética, principalmente. Se você não consegue manter um bom marketing pessoa no “mundo real”, não será diferente no ambiente virtual. O objetivo aqui ainda é “saber vender-se”, “fazer o seu lado”. Para Paulo Roberto, “Marketing Pessoal, significa fazer com que o relacionamento de uma pessoa com o mercado de trabalho seja o melhor para ambos.” A questão de relacionamento está cada vez mais presente no ambiente virtual, principalmente agora com o boom das mídias sociais.
Portanto, enquanto o marketing pessoal na empresa significa manter boas relações de trabalho, no ambiente virtual o empregado deve ter em mente que as fronteiras entre o pessoal e o profissional estão cada vez mais tênues.
Hoje em dia já se tornou algo comum ver pessoas que estão presentes em determinandas comunidades do Orkut ou que fizeram alguns comentários no Twitter e Facebook, criarem um mal estar nas empresas. Seu chefe está no Facebook. Seus colegas lhe adicionam no MSN. Seus subordinados lhe seguem no Twitter. Daqui temos duas opções: ou você rejeita todo o aparato tecnologico, achando que tudo isso não passa de um big brother disfarçado, ou aceita isso com bom humor e começa a tirar proveito das tecnologias à seu serviço.
- Crie relacionamentos com seus colegas, não os destrua. Use as redes sociais para manter contato, trocar dicas, informações, parabenizá-los por seus serviços.
- Transmita confiança ao seu chefe e aos seus subordinados no ambiente online: crie interação.
- Não faça comentários pejorativos na rede: só comente situações ruins com pessoas de confiança e em ambientes privados. MSN e Skype são boas saídas, evite fazer isso em redes sociais, como Orkut e Facebook.
- Use a internet a seu favor: aprenda mais lendo blogs e distribua o conhecimento, fazendo comentários e compartilhando links e vídeos com seus colegas e funcionários.
- Entre em redes profissionais: O LinkedIn é hoje a principal rede social de negócios e profissionais. Faça um perfil lá. O nível nacional também tem o empreendemia, por exemplo. Lembre-se de atualizar e sempre dar uma olhada nesses perfis.
- Produza conteúdo: crie um blog, um canal no Youtube, ou até mesmo uma página/comunidade para interagir melhor e gerar mais conteúdo para você e sua empresa.
- Mostre que você é o mesmo, tanto pessoalmente como na internet. Seja você mesmo.
Considerações finais
Percebam que as dicas giram em torno de criar e manter bons relacionamentos na rede. É necessário participar e interagir com seus amigos profissionais. A mesma postura deve-se manter com clientes e possiveis compradores. Lembre-se que toda a rede está conectada, direta ou indiretamente. E é através dessas conexões que você se tornará um profissional bem sucedido.
Siga-me no Twitter: @tiago_nogueira
Imagem: http://www.zap.com.br/revista/empregos/tag/marketing-pessoal/
Nenhum comentário:
Postar um comentário